23 de jul de 2014

ALAN TURING VAI VIRAR FILME

23 de jul de 2014
Por Jefferson Silva em
ads_turing

Este ano Turing terá um reconhecimento mais que merecido nos cinemas, através do filme, The Imitation Game.

O longa deve contar um dos momentos mais importantes de sua vida, durante a Segunda Guerra Mundial, ele trabalhou para a inteligência britânica em Bletchley Park, um centro especializado em quebra de códigos. Ele foi chefe do Hut 8, a seção responsável pela criptoanálise da frota naval alemã.

Ele planejou uma série de técnicas para quebrar os códigos dos alemães, incluindo o método que contava com uma máquina gigantesca que conseguia quebras os códigos da Enigma, máquina de codificação nazista.
 


A história de Turing passou desapercebida durante anos por vários motivos, entre eles, o próprio sigilo que sua participação na guerra exigia. Além disso, apesar de toda a sua ajuda ao governo britânico nessa época, ele foi perseguido por ser homossexual. Isso resultou em um processo criminal em 1952 – os atos homossexuais eram ilegais no Reino Unido na época, e ele aceitou o tratamento com hormônios femininos e castração química, como alternativa à prisão.



Alan Turing morre em 1954, algumas semanas antes de seu aniversário de 42 anos. Apenas em 10 de setembro de 2009, após uma campanha na internet, o primeiro-ministro britânico Gordon Brown fez um pedido oficial de desculpas público, em nome do governo britânico, devido à maneira pela qual Turing foi tratado após a guerra.



 Em 24 de dezembro de 2013, Alan Turing recebeu o perdão real da rainha Elisabete II, da condenação por homossexualidade.
vi no jn